Acesso à informação

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

ACESSO RESTRITO AO PARTICIPANTE

Validar Dados Cadastrais
CPF do Participante
Senha
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


Normas para submissão de trabalhos enviados ao II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais

Os trabalhos submetidos ao II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais deverão ser postados pelo site do evento, mediante inscrição, entre 15 de maio e 10 de julho de 2017. Poderão contemplar resultados de pesquisa já concluída e relato de projetos e estudos em andamento, que ainda não tenham resultado de pesquisa, mas cujo conteúdo possa ser discutido no evento e esteja relacionado a um dos três eixos temáticos:

1. Trabalho e Questão Social –Trabalho e ser social; produção e reprodução da vida social; relações de trabalho; trabalho e seus aspectos econômicos, políticos e culturais; pobreza e desigualdade social; questão social na vida cotidiana; especificidades regionais e as expressões da questão social nos países da América Latina; trabalho do assistente social.

2. Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional –Fundamentos teóricos do Serviço Social na realidade nacional e internacional; a produção do conhecimento no Serviço Social e processo de trabalho; mercado de trabalho, identidade e perfil profissional do Assistente Social; formação profissional e as exigências postas para o ensino, a pesquisa e a extensão; o projeto ético-político do Serviço Social.

3. Política Social e Serviço Social –Conceitos e categorias fundantes da política social e sua apreensão pelo Serviço Social; tendências de implementação da política social; política social e impactos para as classes, o Estado e o fundo público; intervenção profissional nos diferentes campos das políticas sociais setoriais; política social: gestão, planejamento, controle democrático e financiamento.

A apresentação dos trabalhos será na modalidade comunicação oral, sendo assegurados 10 minutos para apresentação com o objetivo de garantir o tempo para os debates. Os trabalhos orais deverão ser apresentados por somente um dos autores.

Cada pesquisador poderá submeter até três (3) trabalhos, individual e ou coletivamente.

O trabalho completo deverá ser anexado e enviado, no ato da inscrição, em dois formatos:

1. um arquivo digitado no editor de texto Word e sem a indicação do nome do(s) autor(es);

2. o outro arquivo em formato PDF e com a identificação do nome do(s) autor(es) do E, obrigatoriamente utilizando a formatação oficial do evento conforme modelo disponível no site.

Os trabalhos não enviados nos dois formatos (word sem identificação dos autores e pdf com identificação dos autores) serão eliminados.

A inscrição de mais de três trabalhos implicará na eliminação automática dos excedentes, por ordem de submissão.

Os trabalhos submetidos devem obedecer ao seguinte formato:

a) A folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho, como garantia de anonimato no processo de avaliação, conterá o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático e indicação do apresentador do trabalho.

b) Os trabalhos completos, deno mínimo 06 e no máximo 10 páginas, incluídas as referências, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, fonte Arial, tamanho 11, espaço 1,5 entre as linhas do texto; tamanho 9 e espaço simples para citações longas; margens direita, esquerda, superior e inferior com 2,5cm. O texto do trabalho deverá ser digitado conforme o modelo disponível no site: http://seminarioservicosocial.paginas.ufsc.br/

c) A primeira página do texto deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em minúscula, sem negrito, até 15 palavras. O RESUMO de até 150 palavras em português (fonte Arial, tamanho 11, espaço simples), com a indicação de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

d) O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

e) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé, com números, apenas para notas explicativas.

f) As REFERÊNCIAS, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor e restritas as citadas diretamente no trabalho.

Todos os trabalhos submetidos ao II Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais serão avaliados pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc  considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:

a) Pertinência do trabalho em relação ao eixo temático proposto;

b) Qualidade linguística: clareza e correção na redação;

c) Conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;

d) Forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.

Cronograma sobre envio e resultados da avaliação dos trabalhos:


Os trabalhos aceitos serão apresentados e publicados nos Anais do evento se pelo menos um dos/as autores/autoras estiver com a inscrição efetuada e paga até o dia 11/09/2017.

Conheça um Modelo de Trabalho Científico.

Faça download das Normas para submissão de trabalhos.